Associação Brasileira de Produtores, Importadores e
Comerciantes de Azeite de Oliveira - OLIVA
Nossa maior satisfação é saber que você consome um azeite puro, saboroso e de qualidade inquestionável!

Colabora na prevenção contra alguns tipos de câncer


Voltar

Azeite de Oliva Pode Prevenir Câncer de Cólon

LONDRES (Reuters) – Médicos britânicos acrescentaram o azeite de oliva à lista de alimentos que podem ajudar a prevenir câncer de cólon.

Um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford incluiu mais esse benefício ao crescente conjunto de evidências que mostram que o azeite é tão bom quanto frutas frescas e vegetais para conter o câncer de cólon.

Michael Goldacre e uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde compararam as taxas de câncer, dietas e consumo de azeite de oliva em 28 países, incluindo Grã-Bretanha, Estados Unidos, Brasil, Canadá e China.

Os países com um dieta com muita carne e poucos vegetais tiveram as taxas mais altas de doença, e o azeite de oliva foi associado à diminuição do risco.

“O azeite de oliva pode ter um efeito protetor contra o desenvolvimento do câncer de cólon”, disse Goldacre, em um artigo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health.

Carne, peixe e azeite de oliva foram os elementos principais de uma dieta em relação ao câncer. A carne e o peixe combinados foram positivamente associados à incidência de câncer, mas o azeite de oliva teve um efeito negativo.

Os pesquisadores suspeitam que o azeite de oliva protege contra câncer de intestino por influenciar o metabolismo no intestino.

A equipe acredita que o óleo corta a quantidade de uma substância chamada ácido desoxicíclico e regula a enzima amina oxidase que pode estar associada à divisão celular no intestino.

“O azeite de oliva parece reduzir a quantidade de ácidos biliares e aumentar os níveis de enzima reconhecida como benéfica para a regulação da células no intestino”, disse Goldacre em entrevista por telefone.

A carne tem o efeito oposto, porque tende a aumentar a quantidade de ácidos biliares. Estudos anteriores com animais mostraram benefícios do azeite de oliva sobre uma planta chamada cártamo e óleo de peixe em células pré-cancerosas e no crescimento tumoral.

Cientistas japoneses também alegam que o azeite de oliva virgem aplicado à pele depois do banho de sol pode proteger contra o câncer de pele por diminuir o crescimento tumoral.

O câncer de cólon é o segundo câncer mais comum em muitos países do ocidente, sendo muito mais frequente no mundo industrializado que nos países em desenvolvimento na Ásia e África. O tratamento mais usado é a cirurgia para remover a área cancerosa do intestino e quimioterapia, se a doença se alastrou.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Fonte: Boa Saúde